Diferenças entre piso laminado, piso vinílico e porcelanatos

11
Dicas de decoração
15 de novembro,2015

Escolher qual é o melhor piso para se colocar em casa não é uma tarefa fácil. É preciso levar em consideração o tipo de uso que o espaço terá e a qualidade dos produtos a serem utilizados. Os riscos de adquirir um material de qualidade duvidosa são muitos: as placas de piso podem empenar facilmente, não estarem dentro do perfeito esquadro, ou ainda apresentarem falhas de brilho e tonalidade. Por isso é muito importante adquirir seu piso em lojas confiáveis e de marcas garantidas. Além disso, é imprescindível que a aplicação do piso, qualquer que seja, seja executada por mão de obra qualificada.

 

Piso laminado de madeira

Os pisos laminados ganharam muito espaços nos últimos anos em detrimento dos pisos de madeira natural. Os motivos são: preços muitos inferiores ao de madeira natural, facilidade de instalação, diversidade de cores e texturas e facilidade de limpeza e manutenção. Hoje, são os pisos preferidos para aplicação em quartos e salas, pois oferecem alto conforto térmico em relação aos porcelanatos.

O piso laminado vale pelo custo e benefício. A montagem é a mais rápida, é mais fácil de dar acabamento, pois já vem cortado, com rodapé, filetes de porta e todos os acabamentos necessários.

O piso laminado tem esse nome pois sé feito em camadas. A primeira e mais superficial é o overlay, que determinará a resistência à abrasão, o brilho e a textura do produto. A segunda é a lâmina decorativa, que traz o desenho e cor da madeira. A terceira é o miolo de madeira, que normalmente é feito de HDF, uma espécie de MDF de altíssima densidade e resistência a impactos. E a quarta é uma lâmina de balanço, que traz estabilidade dimensional suficiente para o piso poder ser aplicado em climas tropicais, como o brasileiro.

A instalação do piso laminado é por encaixe sem cola, o que a torna fácil, rápida e limpa. Além disso podem ser instalados sobre os pisos já existentes, como cerâmica, lajota e concreto, o que é muito útil para uma reforma. Para receber o piso laminado o contra piso deve estar limpo, nivelado e isento de umidade.

Quanto à manutenção, para a limpeza do piso laminado deve-se utilizar apenas um pano úmido ou com detergente neutro, sempre diluído em água. Nunca se deve utilizar produtos à base de cera ou silicone, pois podem formar um filme gorduroso na superfície, manchando o piso.

Além disso, é indicado passar pano no sentido da textura do piso, ou seja, no sentido das réguas. Colocar feltro sob os pés dos móveis também é muito importante para prolongar a vida útil do piso laminado.

 

Pisos vinílicos LVT

Os revestimentos vinílicos, ou LVT, tem se tornado os queridinhos dos projetos modernos, pois é possível fazer desenhos com os recortes do piso. Também é a opção de piso mais ecologicamente correta, pois são fabricados a partir de materiais reciclados.

Outra vantagem do piso vinílico LVT é ser macio e térmico, proporcionando altíssimo conforto. São indicados para ambientes internos e possuem resistência a umidade, mas a utilização em áreas molhadas requer a utilização de colas especiais, que não são à base de agua.

Os diversos padrões de piso LVT imitam cores e texturas de materiais como madeira, pedra e tecidos. Estes dois últimos podem ser encontrados sob o nome Ambienta Stone e Ambienta Textile, ambos produzidos pela Tarkett, uma das maiores fabricantes de vinílico do mundo.

Além dessas vantagens, os pisos vinílicos são extremamente resistentes ao atrito e são fáceis de higienizar. Por isso são facilmente encontrados em lojas de shopping.

Porém, sua instalação requer mais atenção que a instalação dos pisos laminados, pois não podem ser aplicados em cima de qualquer tipo de contrapiso. A aplicação sobre o piso cerâmico é possível desde que antes seja feito um tratamento especial. Já a aplicação sobre madeira natural e carpetes não é possível.

A limpeza e manutenção dos pisos vinílicos LVT é tão simples quanto do piso laminado. Um pano úmido basta higienizar o piso. Mas, se preferir lavar, esfregando o piso com esponja macia e detergente neutro, também é possível.

 

Porcelanatos

Os porcelanatos são os preferidos para aplicação em ambientes externos e os internos sujeitos a umidade, como cozinhas, banheiros e lavabos. São vários os motivos: alta resistência a umidade, grande variedade de tons e texturas e brilhos e durabilidade. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspiram-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.

As placas de porcelanato possuem diversos tamanhos e sua porosidade nula torna-o muito impermeável, facilitando a limpeza e manutenção. Apesar disso, sua instalação é demorada, requer muitos preparos e faz muita sujeira, assim como qualquer piso cerâmico.

Os três tipos de piso porcelanato disponíveis no mercado são:
- Polidos: possuem brilho alto brilho e proporcionam muito reflexo. Deve haver cuidado na escolha de onde aplica-lo, pois é escorregadio.
- Acetinados: são foscos e geram menos desconforto visual ocasionado pelo reflexo, o visual de frieza.
- Rústicos: são antiderrapantes e por isso os mais indicados para áreas externas. Sua limpeza é um pouco mais difícil, pois retém gordura com facilidade, então não são indicados para cozinhas.

 

Onde você encontra Pisos laminados e Pisos vinílicos LVT em Londrina

Casa Criativa
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR
Telefone: (43) 3323-8111
Facebook: www.fb.com/casacriativa.londrina