Aprenda a escolher sua cortina de tecido

12
Dicas de decoração
09 de janeiro,2016

Parece simples, mas não é nada fácil contratar os serviços de lojas especializadas para a confecção de cortinas exclusivas, sob medida. Logo no começo da conversa é possível tropeçar em jargões técnicos quase incompreensíveis.

Pensando nisso, nós da Casa Criativa criamos este post explicando todas essas palavras difíceis e desmistificando os diversos tipos de cortinas de pregas que existem.

Cortinas com e sem pregas

Para começar prega é a dobra feita no tecido para este fique marcado e ganhe volume e movimento. Existem diversos tipos de pregas de cortina e cada uma cria um tipo onda diferente. Mais abaixo falaremos mais sobre as diferenças entre as pregas. Mas, por hora, o que você precisa saber é que esta é uma cortina de pregas:

Cortina de Pregas Macho

Também existem cortinas sem pregas. Essas são aquelas retas, que não possuem qualquer volume, como as cortinas Romanas, as Rolos e as Painéis. Esse tipo de cortina cria um ambiente mais limpo, minimalista e são muito práticas porque acumulam muito menos pós. Observe como essas cortinas são diferentes:

Cortina Romana

 

Aprendendo os jargões técnicos das cortinas de pregas

Antes de tratar sobre as diferenças entre pregas de cortinas, precisamos explicar alguns termos técnicos que são essenciais para o entendimento de como funciona cada prega de cortina.

Proporção de franzimento

Ao comprar uma cortina muito se ouve falar em termos como 2 por 1 e 3 por 1, que também são representados por 2x1 e 3x1. Esses números significam a quantidade de tecido que será dobrado por cada metro de largura da cortina. Ou seja, um franzimento de proporção 3x1 dobrará 3 metros de tecido para criar um cortina de 1 metro de largura.

Dessa forma, uma cortina de 2 metros de largura com franzimento 3x1 utilizará um tecido com 6 metros de largura. Assim como uma cortina de mesma medida com franzimento 2x1 utilizará um tecido com apenas 4 metros de largura.

Isso significa que quanto maior a proporção de franzimento, mais a cortina ficará volumosa. Em contrapartida, quanto menor a proporção, mais reta ela ficará.

Cós

O Cós, também conhecido como Cabeça, é um tipo de barra na parte superior da cortina em que serão montadas as pregas e colocados os artefatos de fixação, como as argolas, os ilhoses ou os rodízios.

Diferenças entre o cós com e sem entretela

O cós pode ser feito com e sem entretela, que é um tecido rígido, bem estruturado, utilizado para dar firmeza ao cós. Então, cortinas sem entretela são aquelas com o cós macio, por isso são mais fáceis de abrir e fechar. Já cortinas com entretela possuem um cós rígido, o que muitas vezes ajuda a esconder o varão ou trilho em que a cortina está presa, mas dificulta o processo de abertura e fechamento da cortina, já que o cós mais rígido não aceita facilmente dobras, como ocorreria se não tivesse entretela.

Argolas

Vale dizer que as argolas são aqueles anéis de metal, madeira ou plástico que fixam a cortina no varão. Na Casa Criativa não utilizamos argolas de plástico, que são muito frágeis além de feias. Só utilizamos argolas metálicas de alta qualidade ou de madeiras nobres com verniz acetinado.

Ilhós

O ilhós é outra forma de fixação da cortina no varão. A diferença é que o ilhós é um aro fixado dentro do cós, o que cria a sensação de vários furos na cortina. Por isso uma cortina de ilhós parece que o tecido está fixado diretamente no varão.

Rodízio

A terceira e última forma de fixação de cortinas é o rodízio, que possibilita a cortina correr nos trilhos. Normalmente esse acessório fica escondido atrás das pregas, ou seja, do cós, para que quem veja a cortina montada enxergue a peça saindo diretamente do teto.

 

As diferentes pregas

As principais pregas de cortina escolhidas pelos arquitetos e decoradores são a prega wave, no trilho ou no varão, a macho, a franzida. Abaixo explicaremos os detalhes de cada um para que não reste nenhuma dúvida sobre qual é a cortina perfeita para sua casa.

Cortina de Pregas Macho

Cortina de pregas macho

As pregas macho são ideais para quem quer uma cortinas volumosas e com ondas organizadas, mas só ficam bonitas se montadas com tecidos pesados, como os Shantungs, Jacquards e Linhos. Normalmente voils e organzas não dão um bom caimento com pregas macho, já que são tecidos muito finos e não criam ondas facilmente.

A proporção mínima de franzimento para cortinas de pregas macho é 3x1. Abaixo disso as pregas se tornam muito rasas a cortina perde a elegância. Quanto mais, melhor. Por isso, para a confecção de cortinas Premium a Casa Criativa recomenda a utilização de 4x1. Essa é a proporção ideal de tecido, que resulta em pregas profundas, bem definidas, volumosas e organizadas.

Cortina de prega franzida

Cortina de Prega Franzida

Essa é a prega ideal para tecidos finos, como o voil e a organza. A prega franzida permite o franzimento de tecidos em proporções muito grandes, chegando a até 9x1. Por isso, são as melhores para quem quer uma cortina armada, extremamente volumosa e com movimentos orgânicos, ou seja, com ondas irregulares e desorganizadas. Essas cortinas ficam lindas e charmosas quando montadas com tecido correto!

Porém, também ficam chiquérrimas com proporções de tecidos menores, como 2,5x1 para quem quer uma cortina mais discreta. A Casa Criativa recomenda a confecção dessa prega a partir dessa proporção de franzimento.

Essa versatilidade faz das pregas franzida umas pregas mais democráticas, pois ficam lindas em qualquer proporção de franzimento.

Cortinas de prega Wave no varão ou Ilhós

Cortina de pregas ilhós

As cortinas de pregas wave no varão, também conhecidas como ilhós, são extremamente difundidas porque ficam lindas com qualquer tipo de tecido, desde os mais pesados, como os shantungs, até os mais leves, como as organzas. Essas pregas criam cortinas com ordem perfeitamente organizadas, podendo serem retas quando confeccionadas na proporção 2x1, bem como volumosas quando confeccionadas na proporção 3x1.

Nas pregas ilhós sempre se utiliza varão, já que o que caracteriza essa peça é o tubo passando no meio do tecido.

Cortinas de Prega Wave

Cortina de pregas wave

As pregas wave são muito parecidas com as pregas ilhós, mas utilizam trilho ao invés de varão.

As pregas wave também criam ondas perfeitamente desenhadas e organizadas e ficam belíssimas qualquer tipo de tecido. Essa é, sem dúvidas, a prega preferida entre os arquitetos e decoradores.

Onde você encontra

Casa Criativa Londrina
Telefone: (43) 3323-8111
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR