Aprenda a instalar papéis de parede

10
Dicas de decoração
08 de novembro,2015

Os papéis de parede são amplamente utilizados em toda Europa, Estados Unidos e Japão porque oferecem um acabamento diferenciado e aconchegante com um tempo de execução muito reduzido. A instalação do papel de parede é muito simples e a durabilidade é superior à da pintura convencional, além da fácil limpeza e conservação.

Apesar de muitos preferirem contratar um profissional especializado, instalar papéis de parede requer conhecimentos específicos. Com paciência, capricho e precisão é possível revestir por conta própria as paredes da sua casa. Na hora da aplicação é imprescindível ter em mãos todos as ferramentas e materiais necessários, que se resumem na lista abaixo:

- Cola CMC (encontrada em lojas de papel de parede) diluída em água em quantidade apropriada para a quantidade de rolos conforme instrução do rótulo
- 1 espátula plástica de 10 cm (daquelas vendidas em lojas de tinta)
- 1 balde grande para misturar a cola
- 1 esponja
- 1 estilete com várias lâminas de reposição
- 1 tesoura afiada
- 1 trena
- 1 pano limpo e úmido
- 3 metros de plástico para proteção do piso enquanto se aplica a cola
- escada

Preparando a parede

A parede que será revestida deve estar seca, lisa, plana e firme. Não pode ter traços de umidade. Se for uma parede de alvenaria, já deve ter recebido massa corrida, ter sido lixada e pintada (ao menos uma demão). Se for de gesso, pelo menos lixada e com uma demão de tinta. Lembre-se que qualquer imperfeição que a parede apresentar será evidenciada pelo papel de parede.

Preparando a cola

Misture a cola CMC com água em temperatura ambiente, conforme instrução do rótulo da cola. É importante que o pó seja dissolvido completamente e a liga fique homogênea. Para isso, recomenda-se preparar a cola e deixar que ela descansar pelo menos 2 horas antes de aplicar. Esse descanso vai ajudar a dissolver qualquer bolinha que sobrou na hora de misturar.

Preparando o papel

Ao instalar o papel de parede nunca de se pode esquecer que é preciso encaixar os desenhos das faixas de papel. Por isso, meça a parede a ser revestida e divida a medida pela largura do rolo de papel, que é 53 cm em rolos padrão europeu, 68 cm padrão americano e 106 cm em padrão chinês. O número encontrado será a quantidade de faixas necessárias para revestir a parede. Então abra os rolos de papel de parede e corte as faixas com as alturas necessárias para o revestimento (sempre 15 a 20 cm maior que a altura da parede a ser revestida), nunca se esquecendo de casar os desenhos entre as faixas. Dependendo da estampa é normal ter que cortar 30 a 50 cm de papel para o desenho das faixas de encontre.

Instalando o papel

Cortada todas as faixas de papel, preparada a cola e a parede, é hora de instalar o papel de parede! Para isso, basta aplicar a cola no verso do papel e colar na parede. Não se preocupe porque a cola demora para secar. Então você tem tempo de sobra para movimentar o papel na parede até que os desenhos se encontrem e ele fique bem liso. Bolhas são normais! São preocupe-se com elas, pois sairão naturalmente em alguns dias.

Finalizada a colocação, é preciso cortar com estilete as sobras no topo e rodapé das faixas de papel. Essa é a hora mais importante da instalação! A cada corte troque a ponta da lâmina do estilete, pois pontas mal afiadas estragam os papéis, dando um efeito de corte “mastigado”. Depois de cortar todas as sobras de papel com o estilete, passe um pano úmido para tirar o excesso de cola e deixe que o papel de parede secar. Em dias de clima quente e seco o papel secará em no máximo 24 horas, mas em dias úmidos esse processo pode demorar semanas.

Limpeza e manutenção

Dependendo da qualidade do papel de parede adquirido será possível limpar com panos úmidos e até esfregar, como os vínilicos. Os papéis espumados aceitam panos úmidos, mas estragam com o atrito, e pano deve ser passado com cuidado. Já papéis mais sensíveis, como os vinilizados, permitem no máximo um pano seco, também sem atrito. Observe atentamente o rótulo do papel de parede adquirido, pois a manutenção incorreta poderá desbotar o desenho ou fazer com que o papel de parede descole da parede. Em contrapartida, um papel de parede bem cuidado pode perfeitamente durar décadas, oferecendo a beleza e o aconchego que seu ambiente tanto precisa.

 

Onde você encontra os produtos desse post

Casa Criativa
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR
Telefone: (43) 3323-8111
Facebook: www.fb.com/casacriativa.londrina