Cortina de tecido natural ou sintético?

15
Dicas de decoração
02 de setembro,2016

Durante a escolha da sua cortina de pregas com certeza surgirá a dúvida sobre qual tipo de tecido optar: natural ou sintético? Pois, existem diferenças muito grande entre eles, que refletirão no conforto oferecido a sua família bem como na forma de cuidado e limpeza.

Cortina de linho natural com prega franzida

Antes de explicar a diferença entre os tecidos, é importante derrubar um mito. Nem sempre tecidos sintéticos são mais baratos que tecidos naturais, ou vice-versa. Os preços podem variar muito de acordo com a nobreza do material, a trama, a cor, a origem e até o comprimento da fibra que compõe o fio do tecido. Por isso, fique à vontade para escolher o tecido que mais atenda às suas necessidades, pois independentemente do tipo (natural ou sintético), sempre existirá aquele que cabe no seu bolso.

Tecidos Naturais

Cortina de gaze de linho natural com pregas macho

Em regra, cortinas de tecidos naturais são muito mais frescas e arejadas que cortinas de tecido sintético, pois esquentam menos com a incidência de calor. Além disso, as cortinas de tecidos naturais normalmente têm caimento mais orgânico, ou seja, menos armado, que as de tecido sintéticos.

Porém, a resistência ao sol é muito inferior. Então, é importantíssimo sempre confeccionar cortinas de tecidos naturais com forro, que proporcionará maior durabilidade. O forro pode translúcido, como de tergal ou microfibra, ou blackout. As únicas exceções ao forro são as janelas que nunca batem sol, em que a cortina será exclusivamente decorativa. Nessa situação pode-se se abusar da translucidez dos tecidos naturais, que tornarão o ambiente muito mais bonito e aconchegante.

Quanto à limpeza, cortinas de tecidos naturais devem ser lavadas exclusivamente à seco, o que evitará o encolhimento das fibras, o desbotamento da cor e a perda do brilho. Mas, não se preocupe, pois atualmente limpeza a seco de cortinas é executada por diversas lavanderias especializadas, que cobram pouco por um serviço de excelência.

Portanto, se o que deseja é uma cortina elegante, fresca, com um belíssimo caimento e não tiver problemas em utilizar forro e contratar uma lavanderia especializada para limpeza, sem dúvidas suas cortinas devem ser de tecidos naturais, tais como linhos e sedas!

Tecidos Sintéticos

Cortina tecido sintético - voil liso - com pregas macho

As cortinas de tecidos inteiramente sintéticos, por sua vez, possuem cuidado e limpeza muito mais simples. Podem sofrer incidência direta do sol sem grandes danos. Também podem ser lavadas de qualquer modo, com agua ou à seco.

Por isso, os tecidos sintéticos são os melhores para a confecção de cortinas translúcidas que estarão em janelas com sol o dia todo ou aquelas cuja limpeza deve ser frequente.

Em contrapartida, nem sempre tecidos inteiramente sintéticos possuem o melhor caimento. Também aquecem mais rápido com a incidência de calor, por ser produzido com insumos plásticos.

Os melhores tecidos sintéticos para cortinas são, sem dúvidas, os shantungs e as organzas! Tafetás e voils também são ótimas opções!

Já os tecidos inteiramente sintéticos com tramas imitem tecidos naturais, como os rústicos refinados e os linhos sintéticos, é preciso utiliza-los com mais cautela, pois existem diferenças muito grande de qualidade. Da mesma forma que existem opções belíssimas e com ótimo caimento, existem outras com aspecto muito artificial.

Assim, se o seu foco é praticidade, suas cortinas devem ser confeccionadas com tecidos inteiramente sintéticos, como os shantungs, tafetás, organzas e voils.

Tecidos Mistos

Importante ressaltar que a maior parte dos tecidos naturais disponíveis no mercado são mistos, pois possuem alguma parcela de fibras sintéticas, como o poliéster e a viscose. Essas fibras proporcionaram ao tecido maior estabilidade e resistência.

Porém, nem que a parcela de fibras naturais seja muito pequena, como 5% ou 10%, sua cortina já deve ser cuidada como uma cortina de tecido natural, pois já será mais sensível ao sol e ao encolhimento de fibras.

Por isso, sempre cortinas com tecidos de composição mista são consideradas naturais para fins de cuidado e limpeza.

Onde você encontra

Casa Criativa Londrina
Telefone: (43) 3323-8111
Rua Porto Alegre, 605 - Londrina - PR